Logo da República do Brasil - Justiça Federal da 5ª Região
Link do Tribunal Regional Federal da 5ª Região

Estratégias devem aumentar a produtividade e a eficiência nas varas

Nesta semana, do dia 2 a 4 de agosto, a Justiça Federal no Ceará (JFCE) realizou curso de Gestão Cartorária no Processo Judicial eletrônico – PJe. A capacitação tem como objetivo qualificar magistrados e servidores para dominarem ferramentas específicas do sistema, aprimorando estratégias de racionalização do trabalho e incremento da produtividade em suas unidades. O curso foi ministrado pela juíza federal Cíntia Menezes Brunetta e contou com a participação de 27 representantes de 10 varas federais.

O conteúdo programático concentra-se na gestão eficiente de processos de trabalho no PJe, por meio da análise do sistema em uma perspectiva macro, além do exame detalhado do fluxo e da lógica do sistema para potencializar o aproveitamento de dispositivos como filtros, criação de modelos e implantação de rotinas. Durante a capacitação, juízes e servidores discutiram estratégias para identificar “gargalos”, implantar soluções, alcançar metas e gerir da melhor forma o acervo processual.

 

Ao todo, 27 magistrados e servidores participaram do curso. Curso contou com aulas teóricas e práticas.

O curso divide-se em aulas teóricas e treinamento prático de processos de trabalho e gestão eficiente de uma unidade jurisdicional.

Segundo a diretora de Secretaria da 1ª vara federal, Adriana Leal Maia, a capacitação irá proporcionar maior eficiência e efetividade na gestão cartorária. “O curso está muito proveitoso, uma vez que o PJe tem ferramentas diversas que, se aplicadas aliadas a um planejamento prévio, trazem mais celeridade à tramitação de processos. Um dos pontos mais importantes do curso, que vou implantar na rotina de trabalho, é a revisão de procedimentos e planejamento estratégico, principalmente quando novas funcionalidades forem disponibilizadas no sistema”, explica.

Top