Logo da República do Brasil - Justiça Federal da 5ª Região
Link do Tribunal Regional Federal da 5ª Região

Situação e delimitação

Com uma área de 771,0km², representando 0,38% da área total do Estado do Ceará, Limoeiro do Norte situa-se na microrregião Baixo Jaguaribe, tendo como limites:
- Norte: Russas;
- Sul: Tabuleiro do Norte e São João do Jaguaribe;
- Leste: Russas, Quixeré e Rio Grande do Norte;
- Oeste: Morada Nova.

Origens

Suas origens remontam ao ano de 1687, quando o Sargento-Mor João de Sousa Vasconcelos, provindo dos sertões do São Francisco e após manter combates contra os Índios Paiacus, estabeleceu-se no sítio denominado São João das Várzeas. Em épocas posteriores, estas e outras terras passariam a ser ocupadas por imigrantes provenientes do Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco, surgindo novos redutos, dos quais se destacam o de Limoeiro e Tabuleiro de Areia.

Por ocasião das demarcações procedidas pelo Ouvidor da Paraíba, Cristóvão Soares Reimão, encarregado de tombar as terras do Baixo Jaguaribe, houve como destaque o lote compreendido nas margens do Jaguaribe e a conter légua e meia de fundo como meia para cada banda, cabendo esse quinhão ao primitivo sesmeiro. Essas terras passariam ao domínio do readquirente Antônio Rodrigues da Silva, pernambucano, que por seu turno as transferiu ao seu genro Manuel José da Silva e sua mulher D. Josefa Maria de vasconcelos, virtuais fundadores da povoação.

A elevação do povoado à categoria de Vila, antes e segundo Lei nº 1.255, de 22 de dezembro de 1878, com sede em São João do Jaguaribe, transferiu-se para Limoeiro, em virtude de Lei nº 1.402, de 22 de junho de 1871, ocorrendo sua instalação a 30 de junho de 1873. Sua elevação à categoria de Município provém da Lei nº 364, de 30 de agosto de 1897.

População, Censo de 1999: 46.714.
Densidade Demográfica (hab/km²): 54,09.
Distância da Capital em Linha Reta: 160km.
Distância por Rodovia: 203km.

Eventos: Dia do Município (30 de agosto), Festa da Padroeira (08 de dezembro).

Top