Logo da República do Brasil - Justiça Federal da 5ª Região
Link do Tribunal Regional Federal da 5ª Região

Desde o dia 1º de outubro quem passa pelos prédios da JFCE, tanto em Fortaleza quanto nas nove subseções espalhadas pelo interior, já pode se deparar com uma novidade: a iluminação rosa destacada nas fachadas. A ação visa promover a conscientização para prevenção e tratamento do câncer de mama, além da valorização dos cuidados com a saúde da mulher.

Sede Fortaleza

O movimento, conhecido internacionalmente como "Outubro Rosa", nasceu na década de 1990 com o propósito de estimular a participação da população no controle do câncer de mama. No Brasil, desde 2002 a campanha foi incorporada ao calendário anual, ocasião em que são compartilhadas informações sobre a doença e a importância do diagnóstico precoce.

Para tratar do tema, no último dia 11/10, os integrantes da 2ª Vara Federal se vestiram de rosa. Ao redor de uma mesa temática, servidores, acompanhados do titular da vara, juiz federal Jorge Luís Girão Barreto, debateram sobre os cuidados preventivos, sintomas e peculiaridades do câncer de mama com a facilitação da psicóloga Prescilla Rocha de Sousa e do médico do Trabalho, Carlos Garcia Filho, ambos da Seção de Saúde da Justiça Federal no Ceará. Na oportunidade, o servidor Ilton Paiva declamou uma bela poesia de autoria de Joaquim Albuquerque, servidor da 6ª Vara Federal, em homenagem às mulheres, evidenciando a importância da campanha de destaque do mês.

Top