Logo da República do Brasil - Justiça Federal da 5ª Região
Link do Tribunal Regional Federal da 5ª Região

O corregedor-geral da Justiça Federal, Ministro Raul Araújo, e o vice-presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, desembargador federal Cid Marconi Gurgel de Souza, lançam o livro Temas Atuais e Polêmicos na Justiça Federal. O livro traz também como organizador o juiz eleitoral do TRE/CE, o jurista Tiago Asfor Rocha Lima.

De acordo com os organizadores, a ideia de preparar uma obra coletiva específica sobre temas tratados pela Justiça Federal materializa-se nesse livro, preenchendo lacuna na literatura jurídica nacional. Vale ressaltar que foi dado espaço para que profissionais de diversas categorias militantes no Judiciário possam contribuir, apresentando suas compreensões e experiências, para o fortalecimento e desenvolvimento científico de uma das mais respeitadas instituições nacionais.

A publicação conta com a contribuição de diversos juízes federais e desembargadores da 5ª Região. Dois deles, compõem a Justiça Federal no Ceará: os juízes federais André Dias Fernandes e Bruno Leonardo Câmara Carrá.

O sumário do livro pode ser conferido no seguinte link: https://www.editorajuspodivm.com.br/cdn/arquivos/b10567da42e23ee63c4c6f7ec73a6b35.pdf.
 

Mais sobre os organizadores

Raul Araújo Filho - Ministro do Superior Tribunal de Justiça e especialista em Ordem Jurídica Constitucional pelo Curso de Mestrado em Direito Público da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará.

Cid Marconi Gurgel de Souza - Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Ceará. Graduado em Direito com Especialização em Direito Processual Civil e Mestrado em Direito Constitucional, ambos pela Universidade de Fortaleza. Atualmente é Vice-Presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região. Ex-sócio do escritório Cid Marconi Advocacia S/S. Foi Juiz Suplente do Tribunal Regional Eleitoral, juiz efetivo do mesmo Tribunal e reconduzido como juiz efetivo por mais um biênio. Ex-conselheiro do Contencioso Administrativo Tributário e do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais. Ex-presidente do Instituto de Estudos e Pesquisas de Processos Administrativos Tributários e da Aliança Brasileira de Advocacia Empresarial. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Constitucional, Direito Tributário, Direito Processual, Direito Privado e Direito Eleitoral.

Tiago Asfor Rocha Lima - Pós-Doutorado/Visiting Scholar pela Columbia Law School/New York. Doutor em Direito Processual pela Universidade de São Paulo. Mestre em Direito Público pela Universidade Federal do Ceará. Membro do Instituto Brasileiro de Direito Processual e da International Association of Procedural Law. Advogado, Presidente do CESA/CE e Juiz Eleitoral (classe Jurista) do TRE/CE.

Top