Logo da República do Brasil - Justiça Federal da 5ª Região
Link do Tribunal Regional Federal da 5ª Região

Nessa quinta-feira, 28/06, em solenidade junto à comunidade local, o diretor e a vice-diretora do Foro da Seção Judiciária do Ceará, os juízes federais Eduardo Vilar e Niliane Lima, acompanhados do presidente e do vice-presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, desembargadores federais Manoel Erhardt e Cid Marconi, respectivamente, inauguraram as novas instalações da 31ª Vara Federal, no município de Sobral.
 
 
A unidade, que funcionava anexa ao campus da Betânia, da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), agora passa a compor a sede da Subseção, que também já abrigava as 18ª e 19ª Varas Federais.
 
O evento foi conduzido pelo desembargador Manoel Erhardt cuja saudação traduziu verdadeira homenagem à população daquela edilidade: “Vivemos num momento em que os grandes exemplos precisam ser ressaltados. As experiências de Sobral são dignas de todos os elogios. Sabemos que aqui há exemplos significativos de desenvolvimento humano. Portanto, está de parabéns a população desta cidade, bem como cada colega juiz federal, cada servidor da Justiça Federal. É muito bom estar entre vocês e sentir o comprometimento de todos com a causa pública”.
 
Já o diretor do Foro, juiz federal Eduardo Vilar, salientou as “pequenas grandes” contribuições havidas para que aquele momento pudesse se tornar realidade: “É com muita satisfação que estou aqui para inaugurar as novas instalações da 31ª Vara. Se falava aqui que foi uma pequena reforma e, de fato, foi, mas essa vinda da 31ª Vara para as instalações próprias da Justiça Federal é muito mais significativa do que valor monetário. Foi a ‘pequena’ contribuição de cada um que nos possibilitou chegarmos aqui. São de pequenas coisas que a Justiça é feita e é cada grãozinho desse que torna a Justiça grande como ela é e conseguimos atingir resultados tão expressivos”, concluiu. 
 
O ganho na qualidade jurisdicional foi ressaltado pelo juiz federal Thiago de Mesquita, diretor do Foro da Subseção de Sobral: “Estamos aqui para celebrar esta reforma para a qual dedicamos muito dos nossos esforços e energia, porque entendíamos que era importante, não somente para o funcionamento da Justiça Federal, mas também para o atendimento dos nossos jurisdicionados, público carente, normalmente, formado por pequenos agricultores, pessoas pedindo benefícios assistenciais, muitas que se encontram em situação de vulnerabilidades absoluta”.
 
Também presente, o prefeito Ivo Gomes apresentou, em nome do povo de Sobral, seus agradecimentos “por mais esse serviço de imensa relevância”. Na ocasião, salientou, ainda, que a realocação da 31ª vara “representa um maior acesso da nossa gente à justiça.
 
Entre as demais autoridades que prestigiaram a solenidade estavam a vice-prefeita do município, Christianne Coelho; o deputado federal Leônidas Cristino; o juiz do trabalho, Lucivaldo Muniz; o advogado Rafael Pontes, da Seccional da OAB de Sobral; e o tenente coronel Francisco Assis Azevedo de Sousa, do 3º Batalhão da Polícia Militar.
 
O evento contou, ainda, com a apresentação da orquestra Sinfônica de Sobral. 
 
 
Histórico
 
A 31ª vara foi instalada em novembro de 2013. Segundo a juíza federal Iaci Rolim, titular da vara, desde então foram julgados mais de 28 mil processos, realizadas mais de nove mil audiências, designadas mais de 13 mil perícias e celebrados cerca de 2.500 acordos em audiência, não computados aqueles formalizados no decorrer do processo através de conciliações virtuais. Nos quase cinco anos de funcionamento da unidade, que é um Juizado Especial com competência para as causas de menor complexidade, foram expedidas requisições de pagamento que superam o valor de R$ 95.000.000,00 (noventa e cinco milhões de reais), recursos esses que contribuem para fomentar o desenvolvimento regional e garantir maior dignidade às famílias residentes nos 41 municípios de sua jurisdição.
 
Galeria de imagens
 
 





 
 
Top