Logo da República do Brasil - Justiça Federal da 5ª Região
Link do Tribunal Regional Federal da 5ª Região

Na tarde desta quinta-feira, 17/5, aconteceu na sede da Seção Judiciária do Ceará a abertura do workshop Demandas Estruturais e Litígios de Alta Complexidade, promovido pelo Centro de Estudos Judiciários do Conselho da Justiça Federal (CEJ/CJF).
 
O presidente, em exercício, do Tribunal Regional Federal da 5a Região, desembargador Cid Marconi, abriu o evento enfatizando a oportunidade e relevância do workshop, tendo em vista o esforço da Justiça nos últimos anos para dar celeridade e efetividade nos julgamentos e respostas rápidas à sociedade. 
 
Desembargador Federal Cid Marconi abre evento
 
A sua fala foi seguida pelo corregedor-geral da Justiça Federal, ministro Raul Araújo, que reforçou a importância de discutir os referenciais teóricos e normativos das demandas estruturais. Ele apresentou dados do CJF que indicam a existência de mais de 102 milhões de processos em tramitação no Brasil, o que torna o tratamento dessas demandas, prioritário para o momento atual.
 
A conferência de abertura do workshop foi ministrada pelo advogado e professor da Universade do Estado do Rio de Janeiro, Daniel Sarmento, que tratou do panorama das demandas estruturais.
 
Ministro Raul Araujo Professor Daniel Sarmento palestrante convidado
 
Entre as autoridades presentes ao evento, o diretor do Foro da JFCE, juiz federal Eduardo Vilar; o presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), juiz federal Roberto Veloso; o conselheiro do Conselho Nacional de Justiça, Valdetario Monteiro; o desembargador do Tribunal de Justiça do Ceará, Paulo Francisco Banhos Pontes; e o Procurador-Chefe da Procuradoria da União no Ceará, José Salvador de Paiva Cordeiro.
Abertura
Top